quinta-feira, março 8

Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março de 1857 - sao 150 anos - operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica para reivindicar melhores condiçoes de trabalho, como reduçao na carga diária de trabalho de 16 para 10 horas e equiparaçao de salários com os homens - as mulheres chegavam a receber até 1/3 do salário de 1 homem para executar o mesmo tipo de trabalho.A manifestaçao foi reprimida com absoluta violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. 129 morreram carbonizadas. Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o 'Dia Internacional da Mulher', homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857.
(fonte www.bluebuus.com.br)

2 comentários:

Anônimo disse...

Tá ligada que essa pode ser uma daquelas lendas urbanas,né?
Ninguém nunca confirmou esse incêndio.
Eu detesto ser parabenizada por esse dia. Acho altamente discriminatório.
Quando recebermos o mesmo salário pelo mesmo cargo, quando quem bater for preso,quando tudo for ser humano e não gênero, aí sim...tá tudo lindo!
Beijinhooo

Gheisa disse...

É, uma pena que para chegarmos ao que elas tinham em mente vai demorar, mas quem sabe um dia, né? Já estamos melhores do que há alguns anos atrás.
Beijos...

PS: e mesmo vc me dando o furo, ainda te amo, tá? rsrsrs