sábado, maio 27

Em um dia de inverno

Em um dia de inverno como este ha alguns anos atras eu resolvi fazer uma boa acao. Peguei um monte de roupa e meias, gorros e sapatos que estavam meio sem uso no meu armario e resolvi fazer uma doacao. Mas queria alguem que precisasse muito, que nao tivesse nada. Um daqueles mendigos que dormem em caixa de papelao. Separei todas as roupas, coloquei no meu carro e sai a procura. Mas eh sempre assim: sempre quando voce leva comida do carro nao aparece ninguem com fome pedindo, quando voce tem brinquedo nao tem nenhuma crianca na rua e quando tem racao parece que todos os cachorros abandonados arranjaram lares felizes. Bom, fiquei rodando uns 20 minutos, num dia sem transito ate que encontrei. O homem estava, por incrivel que pareca, sentado dentro de uma caixa de papelao, como eu havia imagino encontrar, numa calcada da avenida Vereador Jose Diniz. Desci toda contente do carro, com as maos cheias de roupas e levei pra ele. Falei que estava doando as roupas e que ele repassasse o que nao fosse ficar. Ele nao falou nenhuma palavra e eu virei as costas e sai em direcao ao carro. De repente o homem levanta e atira todas as roupas no meio da avenida. Eu me virei pra ver se ele me olhava, ou dava alguma explicacao, mas ele soh voltou quieto pra sua caixa. Eu, magoadissima e sob os olhares curiosos das pessoas que passavam, sai catando todas as roupas no meio da rua. Parei num farol e dei todas elas para a primeira pessoa que apareceu. Aprendi: Nao se pode ajudar quem nao quer ser ajudado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ah Claudinha...não é isso não.
Outro dia fui dar um pão q Gabriel ganhou. Fui até o cara e perguntei se eu podia oferecer pra ele . Vigorosamente balançou a cabeça em negativa, me deu as costas e se mandou.
Acho q a gente não noçao de como eles foram parar na rua. Têm uns com muita "dignidade" mas tem uns q ensandereceram mesmo.....
Saudade....

Anônimo disse...

Clau..não pense assim...provavelmente a ajuda que ele precisava não era essa...roupas..ou comida...Ele estava precisando de ajuda mental..volte lá...e cante um mantra pra ele por duas horas...e verá como ele vai melhorar...entendeu?..
Vc...parece que não sei..