quarta-feira, fevereiro 7

A mais triste história de amor

Há muitos anos atrás assisti na faculdade um filme que contava a história de Abelardo e Heloísa e até hoje só de ouvir esses dois nomes juntos, me dá um aperto no coração. Sua história tornou-se paradigma da condenação cruel que podia atingir uma paixão, quando proibida e revelada.

• O romance iniciou-se em Paris no séc XII. Abelardo era filósofo e professor e tinha 37 anos. Heloísa tinha 17 e morava com o tio Fulberto. A paixão, enorme, era vista como um desvio à fé cristã, para um homem da igreja.
• Abelardo ensinava na escola de dia e dava aulas a Heloísa à noite, hospedado na casa do seu tio. Fascinados um pelo outro, as aulas noturnas deram lugar aos encontros apaixonados.
• Eram dois intelectuais e sabiam os perigos que corriam perante a sociedade.
• Após ter sido descoberto o romance e Abelardo expulso da casa, encontravam-se nos locais que Heloísa podia frequentar sem acompanhantes; em sacristias e confessionários.
• Heloísa engravida e Abelardo a leva às escondidas para a sua aldeia em Palais, até dar à luz um menino, Astrolábio.
• Abelardo pede ao tio permissão para casar com Heloísa. Este consente, embora magoado.
• O casamento realiza-se durante a noite, às escondidas, numa pequena ala da Catedral de Notre-Dame, de modo que ninguém desconfie.
• Tempos depois, o casamento é descoberto e Fulberto envergonhado, resolve vingar-se de Abelardo. Contrata uns homens para invadirem os aposentos de Abelardo durante a noite e ele é brutalmente castrado.
• Abelardo na sua angústia e vergonha, obriga Heloísa a ingressar no mosteiro de Santa Maria de Argenteuil. Heloísa tinha vinte anos. Abelardo retira-se para o mosteiro de Saint-Denis.

Durante muitos anos não se viram, apenas trocavam cartas. Enquanto as cartas de Heloísa eram cheias de paixão, de desejo, de amor, de dor e rebeldia, Abelardo, apesar de ainda amá-la, não tinha mais o desejo e a paixão, devido à castração.
Anos mais tarde Abelardo constrói uma escola-mosteiro ao lado da escola que ele tinha dado a Heloísa. Vêem-se diariamente, mas não se falam.
Abelardo morreu em 1142, com 63 anos de idade. Heloísa mandou construir uma sepultura em sua homenagem.
Em 1162 morre Heloísa e a seu pedido, foi sepultada ao lado de Abelardo.
Em 1817 os restos mortais dos dois amantes foram levados para o cemitério do Padre Lachaise.

12 comentários:

Cristiane disse...

Vc quer me fazer chorar????
Vai ver é isto... o moço foi castrado! hahahahaha
Ah! Assiste o filme Em luta pelo amor... é super bonito...
Beijos

Anônimo disse...

Estou cada vez mais convicto q os blogs de pessoas inteligentes podem ser considerados fontes inesgotaveis de cultura geral!!!
Valeu!!

MV

Anônimo disse...

Realmente a história de amor de Abelardo e Heloísa é emocionante e merece ser conhecida. Vou rever o filme.
AR

Anônimo disse...

Ai Clau... eu vi também esse filme e até hoje tenho vontade de chorar... é muito triste... como a ignorância pode ser tão cruel?? Beijos

Anônimo disse...

eu vi o fileme e nao gosteei

nada a veer

Anônimo disse...

Ja assiste ao filme e se não estou enganada ele chama-se EM NOME DE DEUS!! ABSOLUTAMENTE LINDOO!! CHOREI MUITO QUANDO ASSISTI!!!

Anônimo disse...

po´q historia mais triste q depre
asistan ao filme

Anônimo disse...

nossa ja estou tão emocionada que quero muito assistir ao filme, agora imaginem quando eu ver. vou choraer muito

Anônimo disse...

essa historia e´muito emocionante............ ameiiiiiiiiiiiiii...bjokas

Anônimo disse...

Nossa! Muito triste mesmo...

Anônimo disse...

14/02/2013 12:05 - ludmilla [não autenticado] LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas? funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS?Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)?Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre jb de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que jb venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele jb não pense mais nas outras? mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém?).Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus

Anônimo disse...

LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas? funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS?Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)?Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre Rf de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que Rf venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele Rf não pense mais nas outras? mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém?).Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus