segunda-feira, junho 18

A história da vovó Velha

Eu convivi com alguém que nasceu no século dezenove. Isso não é impressionante? Minha bisavó Sylvia era a vovó Velha, assim com V maiúsculo, porque esse se tornou o nome dela, praticamente. Não sei direito em que ano nasceu, mas acredito que tenha sido mais ou menos em 1890. Reza a lenda que nasceu de um romance entre uma dançarina (alguns dizem prostituta) negra com um homem casado. Foi criada pela família dele. Mas isso é uma daquelas histórias que se perdem pelo tempo e ninguém sabe dizer exatamente como aconteceu. Lembro-me dela escrachada, mau-humorada e vestida num vestido azul marinho com bolinhas brancas. Dividia a família entre os que gostava e não gostava. O primeiro grupo tinha tudo dela. O segundo, não teria nada. Foi assim com minha avó, mãe no meu pai. Não se dava com ela e assim foi durante a vida, sem remorso, sem aparências, sem panos-quentes. Hoje ainda vive na memória de alguns ... e assim caminha a humanidade.

5 comentários:

Paulo disse...

Fala, minha querida!! Como sempre, aqui to eu dando aquela xeretada no teu blog, mas é a primeira vez que deixo um post! Aliás, obrigado! Gostei tanto do seu que comecei um, faz um pouco mais de um mês! Não sei se já leu, mas apareça por lá de vez em qdo, comente à vontade tb! Estava falando com a Paty semana passada, aquele encontro do povo da Interágil vai entrar no campo das lendas urbanas já, já... e aí, vamos nos animar e ajuntar essa galera para um chopps e dois pastel??


beijão!
Paulo

Maria Fernanda Moura disse...

Clau, Clau, eu gostaria de ter conhecido a Vovó Velha, vc já me contou boas histórias dela. Beijos mil.

Tita disse...

Eu conheci a sua vó!!! Eehehehe...E ela me mandou cuidar de vc!!!! Beijos.

Maria Fernanda Moura disse...

A Tita conheceu ??? Porque eu não conheci Clau ???? Fiquei com ciúme agora....

Cristiane disse...

Vc tb tem um sanguinho negro na veia? Inacreditável... eu tb tenho... e como é que a gente nasceu assim branquela hem????
Sabe... se todo mundo fosse assim como a Vó Velha o mundo ia ser mais simples...
Beijos